sábado, 7 de maio de 2011

Primavera

Considero a Primavera, a estação mais importante do ano. Tudo abre, brota, revela-se como é. A luz é um factor relevante, mas como acontece com as flores que nascem e desabrocham até no meio das pedras das calçadas de pedra, a alma das coisas ganha um estímulo...um ímpecto, uma motivação para nascer, crescer e desenvolver-se.
          No meio de uma sociedade fria, controlada, cheia de protocolos "falsos" e de burocracias (não só dentro do nosso  Governo, mas também dentro das nossas instituições e até negócios privados- medias e grandes empresas), aí, se passar-mos a superficialidade da Estética da Primavera, veremos como este espirito que anda no ar nesta altura ajuda e alimenta-nos a ALMA com a Esperança. Penso que isto é muito verdadeiro. Todos nós vibramos com o espirito da primavera e a sua "Luz". Ao fim ao cabo, somos com os botões de rosa. Vibramos com os raios do sol, o calor, sentimo-nos vivos com o sabor da brisa e ficamos enebriados com os perfumes das nossas amigas flores.
   Já pensaram porque é que nesta altura do ano usamos menos perfume? E se usamos é um mais fraco e fresco com notas mais acidas e ou adocicadas de flores?
    A moda e a beleza são cíclicas. Devo dizer mesmo que a Beleza é ainda mais, porque se nota mais a repetição dos tons das cores de estação para estação todos os anos. As revistas repetem os Tons, lançados em novas formas (sombras, blushes, texturas), no fim de tudo é marketing e vai tudo dar ao mesmo. E para o ano as cores dos blushes, nesta altura serem os mesmos do ano passado, só que num diferente formado e numa nova textura, com uma nova vitamina ou pro-vitamina, amino-acido, ou propriedades anti-oxidantes (como agora é moda). Engraçado, não é?
      Claro, que, movimentando-me neste meio da moda e da beleza há quase 13 anos como profissional, e já tendo trabalhado com grandes marcas como a La Roche-Posay (na altura que pertencia ao grupo L'Oreal), e agências de modelos como a Victim Models (agora, Next Models), Sephora (Colombo), revista Estética Viva e Secrets, filme "Marginais" (chefe de Maquilhagem e efeitos Especiais de Make-Up) e até agora nesta fase contínua de Produtor de editoriais de Moda tenho aprendido imenso. Até com pessoas inspiradoras que tenho conhecido como o Ricardo Preto, Alber Elbaz, e o estilista da Primeira Dama- Carlos Gil.
Também tenho encorajado e aprendido com pessoas novas que adoram Moda e vivem para isso, e, como eu, respiram MOda. Respirar moda é respirar criatividade, energia, e EXPRESSÂO.
Tudo o resto, é Marketing, Publicidade. Acreditem!
Trabalhei ultimamente, também num workshop do Espaço retro  Geraldine, para uma produção editorial para a RUA MAG, com os quais colaborei. Aí, deparei-me com jovens, muito jovens cheios de ídeias (fervilhavam) de energia, de acção e paixão- algo que me motivou mais e me emocionou muito. Adorei. É isso que eu prorio tento fazer com a minha equipa de trabalho de produção de Fotografia de Moda, motiva-los, apoia-los pois são profissionais brilhantes, e acredito no bom trabalho que fazemos juntos. Mas isto é raro em Portugal. Não é assim em Paris, nem em Barcelona ou Madrid. Em Portugal, a inveja e o desconhecido (aquele) que vem de fora do círculo habitual de contactos (para muitos), é uma ameaça. É ridiculo pensar-se assim nas empresas e no Governo Português, mas é verdade. graças a Deus tenho uma grande costela (Costoleta- como dizia em miúdo) Galega e até Espanhola (pois convém não as misturar) eh ehe eh.
Como é que queremos avançar, ser bons, evoluír senão abrimos espaços para novas ídeias, novos jovens, novos criadores, novos fotografos, e outros mais velhos que até podem ser bons mas não ter contactos ou cunhas,... e depois, tudo o resto de profissões.
      O ultimo livro que li sobre marketing de empresas, dizia, a pior coisa a fazer em tempos de crise numa empresa é fazer despedimentos ou criar desemprego. A confiança nos jovens e nas suas ídeias, e encaixar novos conceitos dentro dos velhos protocolos das empresas era outro factor necessário.  Outra coisa que não funciona é o excesso de AUTORITARISMO, e CONTROLO dentro das pequenas; médias e grandes empresas. Isso bloqueia a comunicação com o resto da equipa e frusta todos à volta do "patrão" ou Líder. As funicionárias e outros ficam com mesmo de falar, opinar construtivamente. Criticar o trabalho de um superior não se deve fazer, não se pode pôr em causa, mas deve-se OUVIR as opiniões dos colegas, assistentes e funcionários (até porque algo inteligente ou até útil pode surgir dali)- até uma ídeia que pode valer milhões ou até, aumentar a Produtividade dentro do grupo/Empresa.
         Desculpem falar disto, mas tal aplica-se também ao nosso Governo e aos politicos deste País. Não acredito em ajudas exteriores para problemas que são nossos e que aínda vão aumentar. É como oferecer um Porche de ultimo modelo a um cigano que tem outros 19 dentro da sua barraca (aparente barraca). Porque tudo em Portugal tem a ver com as aparências- e por aí voltaremos de novo ao assunto da MODA E da BeLeZa  que eu amo e adoro.  No entanto, lembrem-se que o reflexo dos estado deste País e dos nossos politicos é senão também algo culturalmente nosso. É um reflexo da cultura Portuguesa que está viciada e adulterada, pois noutros tempos eramos puros, AVENTUREIROS e CONQUISTADORES e REBELDES!

Boa moda... ah, e respirem Moda Portuguesa, temos excelentes criadores, fotografos nacionais, modelos nacionais, produtores nacionais, marcas nacionais... não é assim Catarina? Quando puderem vão ao espaço A Vida Portuguesa, no chiado de Lisboa, e sintam o extraordinário que FOMOS e Podemos voltar a ser.

Make-Up & Hair: Diogo Andrade
Styling Antonio Mendes for Rua mag
model: Cristina for RUA mag
E mais não revelo por respeito á excelente equipa... está quase!!!!