domingo, 10 de junho de 2007

Conselhos às (aos) clientes:

- Se fôr requisitar uma maquilhagem para uma festa, casamento, ou qualquer outra ocasião NÃO se diriga a nenhuma loja ou companhia tipo Sephora, MAC, (citando exemplos),ou do género, porque vai pagar a maquilhagem e ser abordada e constantemente, persuadida exaustivamente a comprar os produtos da sua maquilhagem ou a pagar entre cerca de 25 a 50 euros por uma maquilhagem que não é feita por Maquilhadores Profissionais( ou talvez menos do que isso). Então, se por acaso você é uma boa cliente irá constantemente ser contactada para lhe apresentarem produtos novos. Eu sei do que falo, porque já trabalhei para uma dessas companhias e sei como funcionam. Para além de que, maior parte das vezes, as ditas conselheiras estão a dar conselhos não muito práticos de você as utilizar em casa. Ou seja, a Sra ou o Sr. (sim, os homens também já procuram mais a maquilhagem ), chegam a casa com os produtos e, depois, quando chega a altura de os aplicar já não se lembram como fazer ou o que fazer.

- Se optar por ir a uma grande loja capitalista dessas que só pensam em fazer rios de dinheiro com o dinheiro das pessoas e com falsas simpatias, tenha o cuidado de fazer perguntas em relação à aplicação técnica da maquilhagem que lhe estão a efectuar. Para além, que por exemplo, na loja do Colombo (Sephora) estão a pressionar psicologicamente os funcionários a abordarem os clientes e apresentarem-lhe folhas sobre os objectivos de vendas da loja várias vezes ao longo do dia (com referências a quantos visitantes entraram na loja, quantos compraram e quanto dinheiro falta para atíngir o objectivo do dia. E acreditem que por dia, uma grande empresa como essa faz entre 13mil a 17mil euros de caixa). Uma referência curiosa é que na mesma loja em Paris e noutras de outras lojas de Cosmética no estrangeiro (já estive em Inglaterra, Escócia, Canadá, em Milão, e.t.c. ) não me apercebi que era assim que se trabalhava ou atendia os clientes.

- O que costumo fazer sempre, quando realizo uma maquilhagem é criar um clima de empatia e saber quais SÃO AS SUAS VERDADEIRAS NECESSIDADES, GOSTOS PESSOAIS, e trabalhar com esses príncipios em mente e despender o tempo que necessário a explicar à cliente o trabalho. O que, não acontece, porque um conselheiro de loja tem ordens para despachar o cliente o mais rápidamente possível, para dar mais rentabilidade à loja (chateando outras clientes, arrumar prateleiras, fazer Modelling- que consiste pegar num perfume ou num produto de maquilhagem e convencer a cliente a experimentar e a comprar. Os argumentos são vários “É a novidade da marca tal...; fica-lhe muito bem; tem qualidades muito hidrantes e anti-oxidantes para a pele como o Aloe Vera; É o crime anti-rugas miraculoso, é o nosso BEST SELLER ! "O produto nº1! É a grande tendência deste ano...”

- Se precisarem de um trabalho de maquilhagem mais FASHION OU PARA A NOITE, certifiquem-se sempre de quem as vai maquilhar, o que já fez e se vos pode mostrar alguns trabalhos.

-Se acabar por requesitar um trabalho também pode acontecer que os pínceis NÃO ESTEJAM DESINFECTADOS, ou correctamente lavados, (o que não acontece, pois sei do que falo.) Porque por um grande estabelecimento passam muitas pessoas para ser maquilhadas e, as proprias assistentes ou conselheiras trabalham com os pínceis porque têem muito trabalho a fazer e são constantemente pressionadas para chatear os clientes. Para além dos productos desinfectantes serem usados, alguns não suficientes fortes e, pode acontecer que seja maquilhada com resíduos de pigmentos e GERMES de outra cliente.

-Quando se dirigir a uma loja para comprar uma maquilhagem NÃO EXPERIMENTE qualquer produto. Evite experimentar GLOSSES E BATONS MESMO QUE SEJA COM A AJUDA DE UM PÍNCEL POR UMA QUESTÃO DE EXTREMA HIGIÉNE.

-Um serviço mais personalizado é sempre a MELHOR ESCOLHA.

-Outro conselho, é que o facto de uma conselheira estar muito bem maquilhada não tem de significar que ela sabe maquilhar bem, porque existem assistentes de maquilhagem, ou ditas maquilhadoras que fazem um óptimo trabalho nelas próprias ou pedem aos revendedoras das diferentes marcas na loja para ter uma imagem mais fashion, contudo muito enganosa.

- Quando for a uma loja saiba exactamente o que vai comprar e o que procura e restrinja-se a isso.

-Se for maquilhada procuro também fazer contacto visual e se sentir empatia siga em frente. Um DEVER do maquilhador é mesmo ser naturalmente simpático e estar preocupado consigo compreender exactamente aquilo que a faz sentir-se CONFORTÁVEL consigo mesma e mais CONFIANTE E BELA.

- Quando estudava na Escola de Maquilhagem no Canadá (Complections International Make-up School), tinha uma professora extraordinária que dizia sempre que “Less is More”, que significa melhorar a imagem da mulher/actriz/cliente realçando o que o rosto tem de melhor mas sem se notar que a maquilhagem está lá. Um dos melhores elogios que já me deram foi precisamente “MAS PARECE QUE NÃO ESTOU A USAR MAQUILHAGEM. ESTOU TÃO NATURAL QUE NÃO NOTO A MAQUILHAGEM. “ E é verdade, porque a mulher PORTUGUESA NÃO está habituada a usar maquilhagem nem tem muito esse hábito no dia-a-dia. Acredita que 93% das portuguesas não usam maquilhagem durante a semana. Ao contrário das Espanholas que são mais extrovertidas e confiantes, audazes para usar maquilhagem e aprenderem novas técnicas e interessarem-se mais pela maquilhagem.

- O importante, quanto a mim é a mulher sentir-se bem. Um corrector (e não o que está na moda, que por vezes não é o mais adequado), para tapar as olheiras e cobrir pequenas manchas . Se o seu caso for cobrir olheiras gravíssimas e escuras não escolha texturas cremosas ou em píncel (pois tratam-se de iluminadores, por ex: o Touche Éclat, do ISL, contudo da mesma marca, tem uns sticks correctores de olheiras (até mais eficientes, de efeito mais prolongado, o que significa menos retoques ao longo do dia ou da noite), um pó compacto aplicado com um píncel por todo o rosto, pescoço e decote é o suficiente para ter um aspecto natural e, acredite que antes de fazer existe colocar no rosto um bom hidratante ou um bom protector solar, um gloss transparente nos lábios, use o mesmo tom de blush como sombra de olhos. Um poco de masca (rímel) nas pestanas. Demora 5 minutos. A sério. Contudo existem outros bons produtos no mercado como o Liquid Powder da marca CARGO, ou o Píncel de olhos Lava Gloss da marca TOO FACED, que podem encontrar na Sephora do CHIADO ou, se calhar é melhor mandar vir on-line. Cada vez é melhor fazer as compras on line, pela comodidade e rapidez. Ao entrar numa loja, uma pessoa perde-se com tanto produto e depois é a conversa dos vendedores e depois, se tiver-mos com o cinto apertado saímos de lá frustrados. É horrível.

-NÃO EXISTEM MARCAS MELHORES DE COSMÉTICA OU MAIS AVANÇADAS QUE OUTRAS. Se lhe disserem isso estão a mentir-lhe, porque hoje a indústria da Cosméctica está tão avançada que os componentes dos produtos são os mesmos e até proveem dos mesmos laboratórios. Estão sempre a surgir produtos novos nos grandes lojas ou companhia de Cosmética e sobretudo de tratamento, e hoje em dia todos eles muito bons, mas NÃO SE DEIXE ENGANAR. A minha bisavó morreu aos 101 anos, com a pele mais lisa e sem rugas que alguma vez vi. O cabelo era longo e nessa altura não havia grandes marcas de tratamento. Era impressionante e simplesmente o que ela fazia era uma ou duas máscaras de argila por semana à pele, comia muita fruta e bebia àgua. Lembro-me de a observar a besuntar-se com o creme da Nívea, que também uso, e era a unica coisa que usava antes de se deitar para hidratar a pele. Lembro-me do cantor MARCO PAULO ter dito que o seu segredo de beleza também era esse numa entrevista com Herman José.

-NÃO seja preconceituosa em relação à maquilhagem e a alguna produtos de maquilhagem, que eu compreendo que muitas vezes passam de mães para filhas e, depois as pessoas criam habituação SÓ a determinados produtos e muitas vezes por serem de marca. Mas digo-lhe uma coisa, quanto maior a Publicidade às marcas Publicidatas ou recomendadas maior, por vezes o nível de insatisfação e PAGA-SE A MARCA. Existem, bons produtos, mas todas as marcas de cosméticos são obrigadas a passarem por testes de admissão no mercado, até as comercializadas nas lojas dos chineses, que para vossa curiosidade vêem de Madrid, Espanha, sendo confeccionadas lá.

-Por um bom atendimento Personalizado, penso que mais vale gastar um pouco mais mas pelo menos a cliente sai satisfeita sempre que faço um trabalho de maquilhagem.

-É importante igualmente transmitir um clima de calma e haver uma confiança e entrega total de ambas as partes entre O PROFISSONAL E A CLIENTE.