segunda-feira, 14 de março de 2011

Criações artísticas

Pintar é algo essencial para mim...como a música ou o respirar.
Foi por ver a minha avó a pintar, e por estar rodeado de pinturas e pintores que, começei a fazer os primeiros traços. Mal sabia eu que iria ter esta fixação por rostos, traços, cores, brilhos e texturas. Nunca escolhi nada do que faço. Sempre sonhei acordado e, os sonhos materializaram-se sempre.

Pintura a acrílico, inspirado num Spot da Cerruti
Aquarela c/ acrylico
"Medusa" Oil wax drawing, desenho

Tudo que uma pessoa pode fazer de construtivo na vida é criar. Criar é dar à vida ídeias, sonhos, fantasias. É algo muito especial- faça-se maquilhagem, pintura, dança, filmes ou até conversar.

O novo despertar

O que vou dizer agora tem muito a ver com o que disse sobre a inspiração musical anteriormente.
Este post é no seguimento desse esse renascer ou despertar que quis partilhar convosco.
Em 1991 nasceu um movimento underground de Djs e musicos que criaram, sem o saberem então, uma revolução musical que iria mudar para sempre a musica alternativa e a de dança. Nasceu o Jungle pelas mãos da experiementação de Marc Mac (4 Hero), e fez-se nalgo concreto pelas do génio Goldie, que inspirou outros musicos no reino unido (U.K), Viena d?Austria, e França onde se concentravam os mais audaciosos e, onde já se tinha desenvolvido um género criador e pai do Jungle- O "indigno" Trip-hop. Digno, indigno, quando deveria dizer mais indignado por não ser aínda um género reconhecido e amado pelas maiorias. Do trip-hop, saíram grandes grupos e Dj's compositores como Kruder& Dorfmeister; Portishead; Massive Attack. Mas o Trip-hop logo começou a extender-se e a crescer "samplando" batidas e breacks Jazzy, disfrutando de uma improvisação do Jazz, que nos eleva a alma, podendo dançar-se ou ouvir-se, simplesmente pela sua variedade de tramas e mudanças desconstrutivas. Grupos como os "LamB", "Bjork", "Pizzicato Five", "Squarepusher", "U-ziq" e "Venetian Snares" nasceram para transformar o que estava para além da imaginação... e ainda bem. Para isso, serve ser artista com "A" grande. Isto começou tudo há 20 anos atrás. E por isso, acho justo prestar uma homenagem a este movimento.
http://www.youtube.com/watch?v=78aWMdEcv7M


Corações...

O Porquê de encontrar sempre corações na comida e na calçada, paredes, bocados de papel higiénico e assim ainda está por explicar. A verdade, é que a explicação enm é importante. Relevante é o facto de ser uma coisa sempre presente na minha vida... e de me estar sempre a acontecer. Se calhar, sou eu que dou demasiada atenção a "pormenores" ou sucecivas "coincidências" como muitos diriam... Enfim...

Inspiração musical

A música como a leitura e o cinema sempre fizeram grande parte do que sou hoje. Sempre me lembro de magicar histórias, situações, vivência-las e por fim, desenha-las e partilha-las por escrito.
Ultimamente, tenho sentido uma sensação de renascer que tenho vindo a querer partilhar com todos os meus amigos, pois nunca me senti tão bem na minha vida. Pela primeira vez, desde a minha precoce infância, que sinto-me livre, liberto e pleno. Como se tivesse atingido a realização plena a todos níveis e dei por mim, de novo a sentir a musica como a sentia em miúdo. A dançar livremente como dançava em miúdo, a pintar e desenhar com o mesmo gosto e necessidade que sentia em criança... e até estes desabafos me dão prazer, que outrora, pareciam mais uma necessidade profissional aliada a uma ansiedade. Agora já não. Neste momento, faço exactamente o que me dá prazer, quando me apetece e vivo uma sensualidade (sim, eu disse sensualidade- num sentido lato e universal !) em que aprecio muito todos os minutos da minha vida, na minha companhia ou na companhia dos outros (amigos, familia e colegas de trabalho)- mais do que nunca. é mesmo a altura da Sensualidade- é favor irem ao dicionário de Português para não pensarem que sou um perverso. Que eu estou muito longe disso, acreditem!  ;-)