quinta-feira, 14 de junho de 2007

Produção para a Ana


A Ana apareceu aqui em casa porque precisava de estar mais bonita para um jantar de finalistas. Apareceu com um vestido muito bonito ( como poderão ver em cima- imagem anterior ). Brinquei com os tons do vestido, mas não só, porque é preciso criar contraste nos olhos ( e não sou grande defensor de que, os tons da maquilhagem dos olhos tenha de ser precisamente da mesma cor da roupa ). Depende de muitos factores. Não quero estar aqui a criar regras, pois a maquilhagem tem que ser ou divertida; ou leve e subtil; e até por vezes, exagerada e divertida para criar ímpacto ou realçar uns olhos, boca, maçãs do rosto bonitas.

Nos anos (80, realçavam e exageravam em tudo !), o que marcou uma época única, de glamour levado quase para um espéctaculo de travestis. Mas o mais, curioso é que as tendências desses anos estão a voltar. E na moda, é tudo assim.

Quanto à make-up da Ana, dei-lhe um toque Pop, com vários tons e pigmentos da M.A.C, 4 ombres da Chanel, e até acabei por usar azul ( que não sou grande fã ).

Gostei do resultado.

Produção em Glasgow




Aqui estão duas fotos tiradas por mim, numa produçao feita por um dos estílistas que trabalhara com a cantora Tori Amos. A sessão foi em Gasgow, Escócia e aparentemente as modelos eram raparigas que o Stylist teria abordado no meio da rua (um pouco à maneira antiga e glamorosa de Hollywood). Acontece, que estas fotos foram tiradas por mim, pois nem sempre podemos contar com a boa vontade dos fotógrafos. Cabelos e maquilhagem também feitos por mim. A última maquilhagem, foi mais uma desmaquilhagem, para ser mais correcto, pois o Stylist cheio de maneirismos e muitas indecisões lá achou que a modelo morena devia estar maquilhada como um cão Dalmata com o qual fotografaria. Quando retirei parte da maquilhagem à pobre miúda, apercebi-me de como era bonita e me parecia tão Portuguesa!

Produção em/ para Ana







A formidável fotogenia e transformação da Ana.
E eu, acompanhado pelas amigas, Ana e Joana.

Produção para a Ana



Produção para a Ana






A Ana adora maquilhagem. E é uma excelente modelo. Sabe lidar com a câmera, os movimentos, os olhares. E levou umas boas transformações!

De salientar que na segunda imagem, da direita, a Ana está sem maquilhagem. Nota-se pelas olheiras! (É dos estudos).

PRODUÇÕES PARA PORTFOLIO

















Mais fotografias do meu portfolio.

Gosto especialmente da última fotogrfia pois remonta-me aos velhos tempos das actrizes dos anos cinquenta de Hollywwod. O Eye liner líquido, as pestanas com muito rímel (máscara de pestanas), neste caso até usei pestanas postiças

e tons de base e blush que se usavam na altura. Tudo com rosas. Até uma leve sombra de olhos rosa para sobressaír o tom maravilhoso dos olhos da modelo.

Publicidade

Foram vários os trabalhos que fiz de Publicidade, mas nenhum me deu mais prazer do que este. Trabalhei com uma equipa de amigos super-profissonais e que fomos muito respeitados pelo nosso trabalho e tudo correu às mil maravilhas. Foi o Tiago Marues que me convidou para esta produção para loja de decoração e mobiliário em Almeirim "Quarto Quadrante ".

Havia comida, melhor aínda, um catering mais que profíssonal que eu comi em toda a minha vida de televisão e outros trabalhos. O dia foi longo mas nínguém resmungou e estamos todos com um pouco de frio devido à larga escala da loja. Mas correu tudo bem. Os adereços estavam todos planeados e foram montados num àpice, assím como a maquilhagem e cabelos realizados por mim foram pensados semanas antes do dia. O guarda-roupa, as condições que nos foram dadas, o Camarim improvisado, foi dos melhores ( visto que até já maquilhei actrizes dentro de viaturas apertadas!) A modelo foi cinco estrelas e estava muito entusiásmada. Era muito simples. E como podem verificar, muito atraente. No site, julgo estarem umas fotos do Making Off. Fiquei muito orgulhoso do nosso trabalho e daquele dia maravilhosamente passado sem muito "stress" nem contra-tempos (por vezes, nada profissionais por parte dos mesmos). Maravilha. E fiquei espantado com o tamanho da loja com vários andares, vários tipo de estílos e até... me perdi, ao voltar da casa de banho.


Podem consultar o site:


Passagem de Modelos



Fui encarregue de fazer um vísual muito elaborado para a Passagem de modelos que abriu as Manobras de Maio em 2006. Aqui está o look que criei para a estílista Susana.

Produções para Portfólio

O passado e as experiências que vivemos determinam a pessoa que somos. Isso também ínfui no nosso trabalho, preferências e na maneira como procuramos soluções para os obstáculos e desafios profissionais. Ao longo destes anos, penso que evoluí muito e fui sempre aberto e ínteressado em alargar os meus horizontes (a todos os níveis). Mas aqui neste blog, vamos focar-nos mais no profissional. Até os trabalhos que parecem mais simples, por vezes, não foram os mais simples; e os mais elaborados não foram tão complexos.

Também gostava de referir, que penso que as pessoas estão muito ínteressadas, por ex; na moda, mas quando vejo aquelas senhoras a folhearem as páginas das revistas de moda conceituadas de uma maneira frenética ( e quase desinteressada, isso írrita-me profundamente). Porque o trabalho de um artísta tem que ser valorizado... e se possível, com algum tempo. As pessoas podem ter razão quando dizem que a moda é uma coisa superfícial, que o é, mas faz parte de nós e das nossas vidas. E quando são os profissionais a imaginar (pensar e repensar...) , então penso que pelo menos temos que dar algum valor ao acto de criação e, conjunto de um grupo de pessoas que trabalhou para fazer uma produção - criar uma visão.

Produções para Portfólio




Aprende-se muito com a práctica. Temos que assimilar toda a teoria e aplicá-la. Por vezes, a parte práctica não nos é satisfatória ( como senti no caso da televisão), em que os convidados chegam atrasdos e temos que fazer o nosso trabalho a correr e (para quem é um pouco perfeccionista, como maior parte dos artístas, torna-se um pouco difícil). Os amigos ajudaram-me imenso. A minha experiência curiosa sobre a maquilhagem e os efeitos especiais ajudaram a procurar soluções, inventar técnicas. Mesmo hoje em dia, melhoro sempre o meu trabalho e busco novas técnicas para aplicar materias. Tudo na maquilhagem evolui como em quase todos os sectores. Hoje em dia já se aplica base com píncel, coisa fantástica e algo estúpida, se nos tivessem dito isso nos anos 80, quando era tudo à esponja. Ou pode ser mesmo ser aplicada com um "air-brush" que é um borrifador que controla a saída de produto através de uma pressão de ar. Mas mesmo o mais ínteressante é variar e não nos agarrar-mos só a uma técnica ou a uma rotina a nível de maquilhagem. Tem que se ser audaz, quebrar barreiras, inventar, experimentar técnicas e materiais assim como o faz um pintor, por exemplo.

Os maiores maquilhadores de sempre como SAM RAIMI, até chegaram a realizar e a produzir filmes, porque o seu ínteresse na maquilhagem ía para além de o simples facto de fazer um trabalho por encomenda. Ele escreveu os seus guiões de filmes de terror, fantasia e a acção, como também auto-desafiando-se a criar novas técnicas e maneiras diferentes e criativas de fazer os seus filmes, ou seja, mostrar a sua visão.

E a sua visão, não é só a maquilhagem, mas criar mundos diferentes, transportar as pessoas para outras dimensões. É isso que também pretendo. Adoro cinema, já realizei curtas. E adoro criar um guião, desenvolver uma ídeia, nem que parta de um quadro ou uma música ( como faz Pedro Almodovar para ganhar ínspiração para os seus filmes). Jim Henson´s fez o mesmo em "Labyrinth", os nos " Os Marretas", assím
como a Path Macgraft tem feito nos desfiles de moda de John Galiano e quase todos outros; Kevin Aucoin com a obssessão pela beleza, exotismo e o glamour; ou Max Factor (que começou como fabricante e vendedor de cabeeiras postiças, alargando e experimentando soluções quando era requisitado para ajudar no visual das estrelas do cinema e lá foi-se envolvendo na maquilhagem até se tornar no primeiro maior Maquilhador/Caracterizador da época de ouro de Hollywood, onde nunca pensara alguma vez ser possível.

Mas já me estou a dispersar com a conversa, ou não?