quinta-feira, 14 de junho de 2007

Produções para Portfólio




Aprende-se muito com a práctica. Temos que assimilar toda a teoria e aplicá-la. Por vezes, a parte práctica não nos é satisfatória ( como senti no caso da televisão), em que os convidados chegam atrasdos e temos que fazer o nosso trabalho a correr e (para quem é um pouco perfeccionista, como maior parte dos artístas, torna-se um pouco difícil). Os amigos ajudaram-me imenso. A minha experiência curiosa sobre a maquilhagem e os efeitos especiais ajudaram a procurar soluções, inventar técnicas. Mesmo hoje em dia, melhoro sempre o meu trabalho e busco novas técnicas para aplicar materias. Tudo na maquilhagem evolui como em quase todos os sectores. Hoje em dia já se aplica base com píncel, coisa fantástica e algo estúpida, se nos tivessem dito isso nos anos 80, quando era tudo à esponja. Ou pode ser mesmo ser aplicada com um "air-brush" que é um borrifador que controla a saída de produto através de uma pressão de ar. Mas mesmo o mais ínteressante é variar e não nos agarrar-mos só a uma técnica ou a uma rotina a nível de maquilhagem. Tem que se ser audaz, quebrar barreiras, inventar, experimentar técnicas e materiais assim como o faz um pintor, por exemplo.

Os maiores maquilhadores de sempre como SAM RAIMI, até chegaram a realizar e a produzir filmes, porque o seu ínteresse na maquilhagem ía para além de o simples facto de fazer um trabalho por encomenda. Ele escreveu os seus guiões de filmes de terror, fantasia e a acção, como também auto-desafiando-se a criar novas técnicas e maneiras diferentes e criativas de fazer os seus filmes, ou seja, mostrar a sua visão.

E a sua visão, não é só a maquilhagem, mas criar mundos diferentes, transportar as pessoas para outras dimensões. É isso que também pretendo. Adoro cinema, já realizei curtas. E adoro criar um guião, desenvolver uma ídeia, nem que parta de um quadro ou uma música ( como faz Pedro Almodovar para ganhar ínspiração para os seus filmes). Jim Henson´s fez o mesmo em "Labyrinth", os nos " Os Marretas", assím
como a Path Macgraft tem feito nos desfiles de moda de John Galiano e quase todos outros; Kevin Aucoin com a obssessão pela beleza, exotismo e o glamour; ou Max Factor (que começou como fabricante e vendedor de cabeeiras postiças, alargando e experimentando soluções quando era requisitado para ajudar no visual das estrelas do cinema e lá foi-se envolvendo na maquilhagem até se tornar no primeiro maior Maquilhador/Caracterizador da época de ouro de Hollywood, onde nunca pensara alguma vez ser possível.

Mas já me estou a dispersar com a conversa, ou não?

Sem comentários: